Este blog destina-se a registrar as atividades mais relevantes das turmas de 5º ano/2017 do turno vespertino da Escola Municipal São Francisco de Assis de Aparecida de Goiânia.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

AUTO DITADOS E DITADOS





fONTE:http://ensinar-aprender.com.br/2011/09/auto-ditados-e-modelos-de-fichas-de.html

TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

O corvo e a raposa
    O corvo conseguiu um queijo e foi comê-lo em cima de uma árvore.
    A raposa viu e resolveu apoderar-se dele.
    Chegou-se ao pé da árvore e começou a bajular o corvo:
    – Ó senhor corvo, o senhor é certamente o mais belo dos animais! Se souber cantar tão bem quanto a beleza da sua plumagem, não haverá ave que possa comparar-se ao senhor!
    O corvo acreditando nos elogios, pôs-se imediatamente a cantar para mostrar que tinha uma linda voz.
    Mas abrindo o bico, deixou cair o queijo.
    A raposa mais que depressa abocanhou o queijo e foi-se embora.
(Ruth Rocha, Fábulas de Esopo)
a)    Qual é o título do texto?
b)    Quantos e quais são os personagens do texto?
c)    Circule os verbos do texto.
d)    Sublinhe os adjetivos do texto.
Questões de revisão de conteúdos:
1)    Crie uma frase para cada adjetivo abaixo:
a)    Bom: 
b)    Bonita: 
c)    Feliz: 
d)    Alto:
2)Passe as frases para o plural.
a)    A flor é amarela.
b)    O menino joga bola.
c)O  prato de louça quebrou.
d)Fui ao cinema e depois  fiz um  lanche delicioso.

e)O aluno saiu da sala.


f)Comprei laranja,melão,Maçã e cereal.
3)Passe as frases para o singular.
 a)  As meninas são estudiosas.
 b)  Os carros estão caros.
c) Os livros estão sujos e rasgados.
Fonte/http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-coelhinho-guloso-4o-ou-5o-ano/


Atividade diagnóstica 5º ano/Língua Portuguesa




1)    Ditado:
1.______________________________________
2.______________________________________
3.______________________________________
4.______________________________________
5.______________________________________
6._______________________________________
7._______________________________________
8._______________________________________
9._______________________________________
10.______________________________________

2. Leia com atenção o texto a seguir e responda:
A escola do Marcelo
    A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa.
Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola.
A Aninha ainda está no pré. Eu e o Cata estamos no 4º ano. Nossa professora chama Márcia.
Na escola a gente vai aprender. Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.
(Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo)
a)    Qual o titulo do texto?
b)    Quem é o autor do texto?
c)    Quais são os personagens do texto?
d)    Qual tema do texto?
 e)    A escola do Marcelo fica longe da casa dele? E a sua fica perto ou longe de sua casa?
3)    Marque as palavras com erros gramaticais:
(    ) auface
(    ) feijãu
(    ) sebola
(    ) arros
(    ) batata
(    ) couvi
(    ) senora
(    ) beteraba
(    ) tomati
(    ) berinjela
(    ) rabaneti
(    ) pipinu
4)    Separe as sílabas:
A) Casa:
B) Quarto:
C) Cozinha:
D) Banheiro:
E) Sala:
F) Varanda:
G) Quintal:
H) Garagem:
I) Lar:
J) Fogão:
fonte:http://www.acessaber.com.br/avaliacoes/avaliacao-diagnostica-lingua-portuguesa5o-ano/