Este blog destina-se a registrar as atividades mais relevantes das turmas de 5º ano/2017 do turno vespertino da Escola Municipal São Francisco de Assis de Aparecida de Goiânia.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO
O corvo e a raposa
O corvo conseguiu um queijo e foi comê-lo em cima de uma árvore.
A raposa viu e resolveu apoderar-se dele.
Chegou-se ao pé da árvore e começou a bajular o corvo:
– Ó senhor corvo, o senhor é certamente o mais belo dos animais! Se souber cantar tão bem quanto a beleza da sua plumagem, não haverá ave que possa comparar-se ao senhor!
O corvo acreditando nos elogios, pôs-se imediatamente a cantar para mostrar que tinha uma linda voz.
Mas abrindo o bico, deixou cair o queijo.
A raposa mais que depressa abocanhou o queijo e foi-se embora.
(Ruth Rocha, Fábulas de Esopo)
a) Qual é o título do texto?
b) Quantos e quais são os personagens do texto?
c) Circule os verbos do texto.
d) Sublinhe os adjetivos do texto.
Questões de revisão de conteúdos:
1) Crie uma frase para cada adjetivo abaixo:
a) Bom:
b) Bonita:
c) Feliz:
d) Alto:
2)Passe as frases para o plural.
a) A flor é amarela.
b) O menino joga bola.
c)O prato de louça quebrou.
d)Fui ao cinema e depois fiz um lanche delicioso.
e)O aluno saiu da sala.
f)Comprei laranja,melão,Maçã e cereal.
3)Passe as frases para o singular.
a) As meninas são estudiosas.
b) Os carros estão caros.
c) Os livros estão sujos e rasgados.
Fonte/http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-coelhinho-guloso-4o-ou-5o-ano/Atividade diagnóstica 5º ano/Língua Portuguesa
1) Ditado:
1.______________________________________
2.______________________________________
3.______________________________________
4.______________________________________
5.______________________________________
6._______________________________________
7._______________________________________
8._______________________________________
9._______________________________________
10.______________________________________
2. Leia com atenção o texto a seguir e responda:
A escola do Marcelo
A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa.
Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola.
A Aninha ainda está no pré. Eu e o Cata estamos no 4º ano. Nossa professora chama Márcia.
Na escola a gente vai aprender. Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.
(Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo)
a) Qual o titulo do texto?
b) Quem é o autor do texto?
c) Quais são os personagens do texto?
d) Qual tema do texto?
e) A escola do Marcelo fica longe da casa dele? E a sua fica perto ou longe de sua casa?
3) Marque as palavras com erros gramaticais:
( ) auface
( ) feijãu
( ) sebola
( ) arros
( ) batata
( ) couvi
( ) senora
( ) beteraba
( ) tomati
( ) berinjela
( ) rabaneti
( ) pipinu
4) Separe as sílabas:
A) Casa:
B) Quarto:
C) Cozinha:
D) Banheiro:
E) Sala:
F) Varanda:
G) Quintal:
H) Garagem:
I) Lar:
J) Fogão:
fonte:http://www.acessaber.com.br/avaliacoes/avaliacao-diagnostica-lingua-portuguesa5o-ano/
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)